Carpinteiro o que você
precisa saber sobre esse serviço

A profissão de carpinteiro é muito conhecida pelo trabalho com a madeira, geralmente, em locais de construção. Embora muitos pensem que o carpinteiro e o marceneiro exerçam as mesmas funções, mas existem diferenças. O carpinteiro é um profissional que possui um dos ofícios mais antigos do homem, pois seu trabalho está presente nas mais diversas construções humanas, em suas diversas áreas: naval, militar, civil e industrial.

worker-with-hard-hat-sanding-down-wood-piece

Geralmente a carpintaria é responsável pela criação de telhados, janelas, portas, escadas, assoalhos, móveis e também peças voltadas para a construção civil. É um ofício que exige conhecimento em geometria e o domínio em lidar com a madeira em seu estado natural.

Um carpinteiro efetua um trabalho técnico com estruturas de madeira em edifícios residenciais ou comerciais e outras infraestruturas. Podendo se envolver em qualquer fase, seja na construção, acabamento ou reforma. O trabalho do carpinteiro também pode ser no enquadramento de paredes (casas de madeira ou em conjunto com o pedreiro em casas de alvenaria), construir escadas, instalação de portas, janelas, telhados e rodapés. Algumas de suas funções são:
• Estudo de desenhos técnicos e outras especificações em obra;
• Faz a escolha de materiais adequados ao serviço;
• Medição e marcação de linhas de corte;
• Corte e molde de madeira, fixando-os quando necessário;
• Inspecionar tetos, paredes, portas, telhados, janelas, móveis, rodapés, ou seja, qualquer material de madeira para substituição.