5 dicas para evitar sustos com a eletricidade

Corrente elétrica é coisa séria! Confira as orientações dos especialistas e evite choques, curtos-circuitos e problemas mais graves

1- Vai fazer um reparo?

Desligue a chave! Para a execução de qualquer conserto elétrico, como trocar uma tomada ou o chuveiro, bloqueie a fonte de energia, desligando o disjuntor no quadro de distribuição da casa.  E a orientação vale até mesmo para trocar uma lâmpada. Se as instalações não estiverem adequadas, pode haver risco.

2  Atenção aos fios desencapados

Caso estejam soltos, eles podem causar choques e curtos-circuitos. Nas instalações elétricas residenciais, os fios condutores se distinguem por cores e devem estar sempre resguardados – basta encapá-los com fita isolante. Esse material forma uma capa protetora, impedindo que os cabos se encostem, além de não propagar chamas. A fita não tem tempo de vida útil, mas a exposição ou uso prolongado pode prejudicá-la. Se começar a se soltar, troque-a imediatamente.

 

 3 Cuidado com o chuveiro

Na hora de instalar um novo chuveiro, é importante que um profissional avalie qual é a melhor opção de cabo de acordo com a potência do equipamento. Nunca substitua um antigo por outro de maior potência sem antes avaliar se sua instalação está adequada. E em hipótese alguma utilize chuveiro sem aterramento adequado. “A resistência elétrica é basicamente um fio energizado em contato com a água. Se algo der errado, pode ocorrer a circulação de corrente através da água para o corpo da pessoa, em direção ao piso.

Se for um elétrico tradicional, ele funciona com o acionamento dos contatos pela pressão da água, e a mudança de temperatura com ele ligado gera um arco elétrico, ou faísca, que pode ser transmitido para a água. Já os chuveiros eletrônicos, com hastes reguláveis, têm o sistema preparado para a mudança de temperatura de forma segura.

There are many variations of passages of Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alter-ation in some form.

4- Afaste os equipamentos da água

Aparelhos energizados, como secador de cabelo, devem ser usados com cuidado no banheiro, pois podem se tornar condutores da corrente elétrica. Caso haja contato direto com a água, desligue imediatamente da tomada e não tente recuperá-lo. Leve a uma assistência técnica sem experimentar ligá-lo novamente

5 Cuidado redobrado do lado de fora

Fazer instalações no telhado ou na fachada, mesmo que sejam simples intervenções na antena de TV, pode representar sério perigo por causa dos condutores que servem a casa. As redes de energia chegam a 13 800 V, o que pode gerar um arco elétrico só de se chegar perto, portanto é muito importante manter distância delas em qualquer circunstância

Leave Reply